Postagens

Mostrando postagens de abril, 2024

Storyboards

Imagem
  Trio : Geovana Guimarães, Maria Clara Campos, Sofia Stacanelli     Desenho analógico:     Versão digital:

Imagem síntese coletiva Photopea

Imagem
Grupo E: Sofia Stacanelli, Maria Luisa Alves, Andy, Manuella Natalini, Luisa Antunes, Vittorio, Vitória Rocha 

GIF programático e abstrato

Imagem
 Trio: Geovana Guimarães, Maria Clara Campos, Sofia Stacanelli

Proposta para o Prêmio Margaret Mead

Imagem
 Trio: Geovana Guimarães, Maria Clara Campos, Sofia Stacanelli      Primeira versão:      Segunda versão:

Imagem usando IA (subgrupo da síntese)

Imagem
 

Parágrafo Filosofia da Caixa Preta

No livro há uma grande discussão sobre a fotografia e o fotógrafo e a definição desses conceitos. Nesse sentido, ao fazer essa conceitualização Flusser aponta que muitas das pessoas que se autodenominam "fotógrafas" não dominam essa arte. Isso é o que mais acontece no mundo atualmente, onde a máquina fotográfica está inserida em nossos telefones e qualquer pessoa pode se tornar profissional. Esse realidade se propaga ainda mais com as redes sociais, onde é preciso ter imagens perfeitas - mesmo não dominando a máquina -, e vídeos curtos ainda mais alienatizantes do que a própria fotografia.  Sendo assim, com essa leitura uma reflexão que pode ser feita é: qual é o impacto que a atual popularização das máquinas fotográficas tem sobre o registro histórico de nossa sociedade, e como que isso deixa de ser algo benéfico para se tornar um vício?

Parágrafo crítico sobre IA

  Parágrafo crítico sobre a IA   Atualmente há diversas discussões sobre o uso da Inteligência Artificial no nosso cotidiano. Nesse contexto, alguns consideram que estamos começando a ser dependentes dessas tecnologias e deixando de ter nosso próprio senso crítico. Outros acreditam ser apenas mais um avanço da ciência, um grande passo para a humanidade. Em minha opinião, a IA não pode ser analisada como uma vilã que está dominando as mentes humanas, mas sim como outro meio de difusão do conhecimento e auxílio da aprendizagem. Desde os sofistas os seres humanos sempre foram dependentes de outros recursos para conseguir expandir seu conhecimento, já que não é possível fazê-lo sozinho e sem a troca de experiências com outras pessoas e suas ideias. Sendo assim, apenas houve uma mudança ao longo do tempo desses meios de comunicação. Logo, nos primórdios usávamos a fala, depois chegou a escrita, os computadores, etc., tudo para facilitar cada vez mais a plena troca de teorias,...

Crítica estruturada (luz e sombra)

Imagem
Crítica composição luz e sombra  Fotografias feitas pela colega de sala Samiris de Oliveira: Achei interessante a exploração do fogo nos elementos de luz e sombra, adicionou uma nova perspectiva na tarefa. O enquadramento da primeira foto está bom, assim como a composição bem rica de elementos. Como a sombra ocupa grande parte da foto, perde um pouco das suas características mas não considero a foto fraca por conta do fogo. A segunda foto já foca mais no objeto do que no fogo em si, poderia ter explorado mais esse elemento. A última foto está com o enquadramento um pouco apertado na esquerda, poderia estar centralizado. O vazio da folha escrita no canto inferior direito perde um pouco a harmonia. No geral, as imagens conversam bem entre si e exploram a influência do fogo na estrutura do objeto de maneira satisfatória.